VAMOS DIVULGAR

Mais uma ferramenta para a divulgação de nosso trabalho, professores, pedagogos, psicológos, pais, alunos e todos que acreditam que a educação é a base para a transformação, vamos visitar e fazer sugestões, críticas para continuarmos nessa trajetória e fazer com que os nossos jovens tenham um futuro melhor, que tomem consciência que são capazes de se transformarem em atores principais neste palco que é a vida.







quarta-feira, 27 de junho de 2012

LIGA E DESLIGA




Era uma vez uma televisão que não saía da frente de um menino. Todo dia e toda hora, lá estava ela assistindo ao menino. Já não brincava mais com suas amigas televisões da rua.
Ficava lá na sala, sem trocar de canal. Era sempre o mesmo menino que ela via. A sua Mãetsubishi sempre dizia:
- Desliga esse menino, TV.
TV era seu apelido em casa. E TV, nada.
O seu Painasonic, quando chegava em casa, era mais energético. Ia até a sala e desligava o menino. Mas TV chorava em chuviscos e o senhor Painasonic acabava tendo que ligar o menino de novo.
Toda noite, TV queria ficar vendo o menino até tarde. Mas a Mãetsubishi dizia que isso não era bom, que hoje em dia os meninos passavam muitas cenas de violência, impróprias para catorze polegadas. E, depois, TV não desligava à noite de medo.
E lá ia TV pro seu quarto, desligar cedo, pensando no que ia passar amanhã no menino.
Um dia, o menino ganhou uma bola. E quando TV foi pra sala, logo depois do café da manhã (TV adorava vitamina de pilha com fusível), o menino já não estava mais lá.
TV ficou sem saber o que fazer. Estava completamente fora do ar. Ia assistir ao quê, agora? Foi até a janela e viu, ao vivo e em cores, o mundo, o menino jogando bola com outros meninos.
Naquela noite, TV pediu pro seu Painasonic mandar o menino pro conserto. Ele mandou, mas não adiantou nada. O técnico de meninos disse que aquele menino já não tinha mais conserto. A bola tinha sido uma interferência muito forte.
TV ficou inconsolável. Não ia mais poder assistir ao menino o dia inteiro. Só depois que o menino, imagine, parasse de jogar bola. Mas, de tanto esperar o final do jogo, também começou a brincar. E não a brincar sozinha, mas com as outras televisões do bairro, que também estavam sem menino.
Elas brincavam de transmitir imagens. De emitir pessoas famosas. E de liga-desliga, liga-desliga.
Foi nessa época que TV acabou conhecendo TVzinha, uma televisão que era sua vizinha e em quem TV nunca tinha reparado. Claro, TV só tinha botões para o seu menino.
Agora todas as televisões vivem fazendo programas. Programa esportivo, programa infantil, até programa cultural.
E o menino, com a nova vida da TV, passou a brincar de outras coisas, além de jogar bola.
TV só assistia ao menino depois da lição e antes do banho. Ou então quando passava uma coisa muito incrível no menino. TV não era de ferro, não é?


Referência:

Franco Camila, Pires Marcelo. Liga – desliga, São Paulo, Companhia das letrinhas, 1992.

8 comentários:

  1. Olá professora, então, entendi que no texto sempre algo nos influencia á certos tipos de comportamentos, ou seja o tv(que era a crinça) não saia da frente da televisão e quando viu o mundo a fora descobriu que as outras crianças não eram iguais a ele, tanto que pediu ao pai leva-las pro concerto ou seja queria que o pai visse porque eles estavam jogando bola e não fazendo o que ele fazia todos os dias. Este foi meu entendimento!

    ResponderExcluir
  2. boa noite professora. Bom, eu entendi que é mais fácil ficar em sua própria "caverna" ou seja, em seu próprio mundo, do que encarar a realidade. Isso foi mostrado pelo personagem "TV", que ao sair de sua " caverna" descobriu um novo mundo no qual ele ignorava.
    Por: Caique Barros.

    ResponderExcluir
  3. Oi professora entendi que nós não devemos ficar acomodados com o que temos , com o que sentimos e com o que as pessoas oferecem para cada um de nós. Temos que olhar sempre para os lados, para frente e ir em busca de uma vida melhor e buscar oportunidades que realmente nos realize. tem pessoas que se acomoda com o que tem não procura mudar por muitas das vezes por medo de se arriscar e acaba vivendo em pró de algo ou de alguém e sem perseber que ao nosso lado estar a nossa cura ,nossa opORtunidade de ganhar dinheiro e até mesmo nossa felicidade. SOUZA,daniela

    ResponderExcluir
  4. Olá dil, gostei do texto, ele prende a atenção infelizmente uma boa parte dos pais condiciona seus filhos a este tipo de vida, o de se acomodar em frente a TV, isso tambem é a forma em que o sistema gira, muito trabalho pouca vida familiar, tornando muito dificio dar a atenção que os filhos merecem, restando somente como amiga a TV.

    PS. Televisão é uma das doença da tecnologia

    ResponderExcluir
  5. oi Dilmara, infelizmente essa é uma realidade as crianças hoje estão sendo submetidas aos avanços da tecnologia e estão deixando de lado todo tipo de atividade corporal "futebol,natação etc." e isto faz com que elas hoje entrem na estatistica de pessoas obesas com diabetes,problemas de pressão .... Os pais devem estar atentos a esse tipo de vida sedentária dos filhos deixando ao alcançer destes a possibilidade de outras atividades.

    obs: hoje a realidade ela mostra que precisa de mudanças urgente.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dilmara!
    Este texto é muito interessante.
    A televisão exerce uma influência negativa sobre as crianças ao passo que elas deixam de fazer atividades tão comuns à infância como brincar, fazer amigos e até estudar para ficar horas e horas expostas a todo tipo de programação que muitas vezes nem é adequada à sua faixa de idade. É importante que os pais estejam atentos e que possam moderar a quantidade de tempo que a criança assiste tv.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dilmara, o texto mostra o quanto as crianças hoje ficam fissurados nos programas de tv e cabe aos pais e responsáveis ficarem atentos para esse tipo de comportamento, e que possam auxilia-los na descobertas de outros meios de diversão e entretenimento deixando claro que a tv não é proibida, podendo ser usufruída com cautela.
    Por: Fabiana Mendes

    ResponderExcluir
  8. Olá Dilmara!

    Na minha compreensão do texto, ele quis mostrar que as crianças na realidade de hoje ficam acomodados na frente da Tv e deixando a sua fase de brincadeiras de lado. e isso são influenciados pelos pais e pela tecnologia, que muitos deles prendem seus filhos,a Tv, e as crianças acabam sendo fissurados por certos programas que muitos deles são totalmente proibidos para certo tipo de idade, na verdade o que mas se ver na Tv é violência e com isso eles passa a maior parte vendo cenas inadequadas na televisão.
    Por: Taiane Rios

    ResponderExcluir

Esse espaço é nosso, portanto fiquem a vontade para comentar sobre todos os artigos.