VAMOS DIVULGAR

Mais uma ferramenta para a divulgação de nosso trabalho, professores, pedagogos, psicológos, pais, alunos e todos que acreditam que a educação é a base para a transformação, vamos visitar e fazer sugestões, críticas para continuarmos nessa trajetória e fazer com que os nossos jovens tenham um futuro melhor, que tomem consciência que são capazes de se transformarem em atores principais neste palco que é a vida.







quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As causas da violência urbana

Hoje sentada ao lado de uma pessoa que acabara de sair de um processo seletivo que durou 06 horas, ouvi a mesma ao telefone abismada com uma troca de tiros em seu bairro, orientando alguém de sua casa que não saísse na janela, resolvi escrever:



A violência no Brasil possui uma raiz intrínseca à sua historia: o descaso com a população refletido na precariedade das condições de moradias, saúde, alimentação e educação, recursos indispensáveis a formação do individuo, os quais quando banalizados, incitam ao mundo do crime as pessoas sem oportunidades, numa reação em cadeia que atinge proporção incontroláveis.
O país vive o maior panorama de violência de todos os tempos, no qual o crime tornou-se saída para sobrevivência, e facções criminosas tomam o lugar que o Estado negligenciou, a exemplos das favelas, onde introduzem capital e organizam o cotidiano destas, formando um verdadeiro poder paralelo, como paliativo ao abandono a estes setores sociais, o surto da violência em que vive o país é um fato previsível diante de nossas estruturas. Nossas desigualdades sociais alarmantes e como diriam os maxistas, os desníveis sociais, quanto maiores culminam em uma luta de classes, que o Brasil assume uma face desordenada e sem cunho ideológico: O crime.
O combate efetivo a violência no país é uma questão bem mais profunda do que aparenta. Não bastam apenas represálias e sem uma reestruturação de nossas bases sociais partindo de um menor desnível entre classes, da distribuição de oportunidades para que nossa população possa viver com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é nosso, portanto fiquem a vontade para comentar sobre todos os artigos.