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sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Professor para além da profissão.


Em seu texto intitulado o desafio reconstrutivo político da aprendizagem, Pedro Demo defende a ideia da aprendizagem reconstrutiva onde o educando é capaz de traçar sua própria história, usa a criatividade é pauta-se nos fundamentos de Piaget com seu construtivismo.

“Entendemos por aprendizagem reconstrutiva aquela marcada pela relação de sujeitos e que tem como fulcro principal o desafio de aprender, mais do que de ensinar, com a presença do professor na condição de orientador “maiêtico”. Tem como contexto central a formação da competência humana, de cunho político, certamente instrumentada tecnicamente, mas efetivada pela ideia central de formar sujeitos capazes de história própria”. (Demo)

Um ensino de qualidade que intenciona a formação de cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la deve, também, contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e circulação de novos conhecimentos e informações que têm sido crescentes.
As inúmeras modificações que ocorreram na sociedade no decorrer do tempo, incluindo os avanços tecnológicos, influenciaram principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar, a figura do professor que em sua definição seria aquele que ensina uma arte, uma ciência, uma língua em um estabelecimento de ensino, sofreu transformações também, o mesmo deixou de ser o único detentor de conhecimento e passou a mediar os mesmos.
"Em sua essência, ser professor hoje, não é nem mais difícil nem mais fácil do que era há algumas décadas atrás. É diferente. Diante da velocidade com que a informação se desloca, envelhece e morre, diante de um mundo em constante mudança, seu papel vem mudando, senão na essencial tarefa de educar, pelo menos na tarefa de ensinar, de conduzir a aprendizagem e na sua própria formação que se tornou permanentemente necessária." (Gadotti 2003.)

Ao professor compete além dos ensinamentos dos conteúdos, usar de sua criatividade para tornar seus alunos capazes de refletir criticamente sobre temáticas de discussão nacional e internacional, relacionando-as com problemas vivenciados pelos mesmos, advindos de tais temáticas, fruto da própria atuação do homem no mundo. Mas para que isso aconteça, é preciso recorrer à criatividade.

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