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sexta-feira, 20 de abril de 2012

Gestão da Qualidade: Evolução Histórica, conceitos Básicos e Aplicação na Educação:

No mundo globalizado e em constante processo de transformação os governantes procuram cada vez mais fazer com que a população tenha uma boa qualidade de vida. Essa busca está norteada por transformações estruturais e mudanças revolucionárias, dentro desse contexto o fortalecimento da educação é algo imprescindível. É importante salientar que toda reforma educacional é um investimento de longo prazo por isso exige avaliações de resultados e de impacto. Os dados possibilitam monitoramento e sistematização dos processos que incidem diretamente sobre a qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes. Não é de hoje que a preocupação com a qualidade de bens e serviços está sendo pleiteada, os consumidores sempre buscaram serviços e produtos que lhe transmite confiança, com isso surgiu a era de controle estatístico, pois com a produção em massa sentiu-se a necessidade de inspecionar o que era produzido.
Com o surgimento da gestão de qualidade total, a qualidade não mais era apenas problema de um setor especifico e sim de toda a organização, o conceito de qualidade teve seu inicio na década de 20 por W. A. Sehewart, ele foi responsável pela criação do Ciclo PDCA, pelo método essencial da gestão da qualidade e também pelo controle estatístico de processo, após a Segunda Guerra Mundial e com a necessidade de reconstrução do Japão teve inicio a um ciclo de palestras e treinamento por W. E. Deming onde o país iniciou uma revolução gerencial silenciosa. Após a guerra surgiram novos planejamentos das empresas que sentiram a necessidade de adotar um planejamento estratégico. A gestão estratégica ver nas variáveis técnicas, econômica, informacionais, sociais, psicológicas e políticas extremamente fundamentais para a sobrevivência das empresas, entretanto alguns fatores negativos podem afetar a competitividade e o desempenho das empresas são eles: deficiência na capacitação de recursos humanos, modelos gerenciais ultrapassados, tomada de decisões que não são sustentados adequadamente e postura e atitudes que não induzem à melhoria contínua. O conceito de qualidade é algo defendido por todos, porém com diferentes definições, cada individuo ou sociedade tem uma percepção diferente acerca de produtos ou serviços pautado em suas experiências e expectativas. Para o termo qualidade total pode-se mensurar por seis dimensões: custo, qualidade intrínseca, atendimento, moral, segurança e ética cada um com seu conceito e suas particularidades entretanto interligados para que realmente ocorra a qualidade total não é possível desassociar um do outro. A gestão de qualidade total valoriza o ser humano e reconhece a sua importância dentro das organizações, é uma nova filosofia e como tudo o que é novo requer mudanças de atitudes e comportamentos, não é algo que pode ser feito de uma maneira superficial por isso a implantação desse modelo pode sofrer rejeição, afinal mexe com o comodismo e conformismo de muitos e com os privilégios de alguns.
A questão da participação, da descentralização da autoridade, a participação na tomada das decisões fará com que as organizações possam sobreviver e ofertar aos seus clientes uma total satisfação, imbuídas de características intrínsecas de qualidade, com preços acessíveis e dentro do prazo estipulado. Já no âmbito educacional a qualidade precisa ser esclarecida na sua dimensão gerencial, a melhoria da qualidade da educação envolve a superação de problemas complexos, tais como insuficiência de pessoal qualificado, carência de recursos tecnológicos e escassez de financiamento. Neste cenário, um esforço de mudança que, gradativamente, busque aumentar a eficácia dos sistemas educacionais, certamente requer investimentos em diferentes áreas: melhorias na infra-estrutura das redes de ensino, novas tecnologias educacionais, aprimoramento dos processos de formação de professores, ampliação dos mecanismos que estimulem a permanência na escola de crianças oriundas de famílias de baixa renda, além de outras, a gestão de qualidade total exemplo de excelência gerencial nas empresas poderia ser usada para sanar a maioria desses problemas, para que isso possa acontecer é necessário:
• Firmar parcerias com os órgãos públicos e privados;
• Comprometimento político dos dirigentes;
• Valorização dos profissionais da educação;
• Gestão democrática;
• Fortalecimento e a modernização da gestão escolar e
• Racionalização e produtividade do sistema escolar.
Não basta simplesmente implantar o modelo gerencial para que ocorra qualidade na educação é preciso também que haja a presença dos processos de educação e treinamento, pois ambos permitem a aquisição de habilidades especificas necessárias ao novo paradigma gerencial. Para que ocorra a excelência nos serviço educacional é necessários que as instituições de ensino busquem agregar a seus conceitos algumas

Características tais como:

Focar no seu cliente neste caso o aluno;
Fortalecer seus dirigentes;
Definir e deixar claro seus valores, missão e objetivos;
Ter um plano político-pedagógico construído em equipe e norteado por sua visão estratégica, confiar no sucesso;
Fortalecer e entender a importância do trabalho em equipe, uma equipe de trabalho Treinada e consciente do papel que desempenha na organização;
Planejar e acompanhar sem deixar de avaliar os processos e extremante importante estar em constante mudança e inovar sempre. A educação é agente transformar em uma sociedade, somente através do fortalecimento e da excelência educacional poderá ser possível começar a pensar em proporcionar a sociedade brasileira condições necessária para pleitear uma mudança de vida, pois não se consegue um bom emprego, uma consciência política e um bem-estar social se não tiver uma base educacional no mínimo digna.

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