Resumo é a apresentação condensada dos pontos relevantes de um texto. No resumo devemos ressaltar de forma clara e sintética a natureza e o objetivo do trabalho, o método que foi empregado, os resultados e as conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. O conteúdo de um resumo deve contemplar o(s) assunto(s) tratado(s) de forma sucinta, como o tema foi abordado e suas conclusões. Resumindo... é apresentação concisa de um texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância, ou seja, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões de um artigo, monografia, etc. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.
Em geral um bom resumo deve ser: Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários. A redação é concisa quando as idéias são bem expressas com um mínimo de palavras. Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com nossas próprias palavras.
Ele é o resultado de nossa leitura sobre um um texto. Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto deve ter começo, meio e fim. O texto do resumo deve ser compreensível.
Auto-explicativo: utilizando a terceira pessoa no singular e dando preferência ao verbo na voz ativa. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal da monografia. Voz ativa: O verbo está na voz ativa quando a ação é praticada pelo sujeito, ou seja, o sujeito é o agente da ação verbal.
Ex.: A professora da escola convidou Alice. (A professora da escola é o agente da ação verbal) Voz passiva: O verbo de está na voz passiva quando a ação é sofrida pelo sujeito, que não é o mesmo que pratica a açãoverbal.
Ex.: Alice foi convidada pela professora da escola. (Alice é o sujeito paciente porque recebeu a ação praticada pelo agente da ação verbal que, no caso, é a professora da escola) A redação de um resumo deve contemplar a concisão (as idéias bem expressas com um mínimo de palavras), a precisão (seleções das palavras adequadas para expressão de cada conceito) e clareza (estilo fácil e transparente).
Os resumos devem vir sempre acompanhados da referência da publicação. Tipos de
Resumo:
Um resumo é usado para diferentes fins. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Podemos encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo (abstract), em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazermos um resumo devemos saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Há vários tipos de resumo e cada um apresenta características específicas, de acordo com suas finalidades:
Resumo Informativo ou Analítico: Também conhecido, em inglês, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto. Se o texto é o relatório de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo não diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos. A principal utilidade dos resumos informativos no campo científico é auxiliar o pesquisador em suas pesquisas bibliográficas. O resumo informativo contém as informações essenciais apresentadas pelo texto. É o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as idéias principais. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo.
O resumo informativo, que é o mais solicitado nos cursos de graduação, deve dispensar a leitura do texto original para o conhecimento do assunto. Imagine-se procurando textos sobre seu tema de pesquisa. Quais você deve realmente ler? Para saber isso, procure um resumo informativo de cada texto. Então, o resumo informativo apresenta de maneira sucinta o assunto da obra; respeita a ordem das idéias e dos fatos apresentados; evita a transcrição de frases do original, emprega linguagem clara e objetiva; aponta as conclusões do autor; dispensa consulta ao original para a compreensão do assunto.
Recomendações importantes para a redação do resumo informativo:
A primeira frase deve ser significativa, expondo o tema principal do documento, isto é, identificando o objetivo do autor quando escreveu o texto. As frases subseqüentes devem seguir a lógica de abordagem do autor, isto é, a seqüência dada às idéias pelo autor, incluindo todas as divisões importantes dando igual proporção a cada uma delas e sempre observando o tema principal do documento, isto é, objetivo do autor. Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa (descreve, aborda, estuda, etc.).
Devemos evitar no resumo: o uso de parágrafos; frases longas; citações e descrições ou explicações detalhadas; expressões do tipo: o “autor trata”, no “texto do autor” e similares; figuras, tabelas, gráficos, fórmulas, equações e diagramas. Descritivo ou Indicativo Nesse tipo de resumo descrevem-se os principais tópicos do texto original, e indicam-se sucintamente seus conteúdos. Portanto, não dispensa a leitura do texto original para a compreensão do assunto. Apenas descreve a natureza, a forma e o objetivo do documento. Também conhecido como abstract (resumo, em inglês), este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos, etc. Quanto à extensão, não deve ultrapassar quinze ou vinte linhas; utilizam-se frases curtas que, geralmente, correspondem a cada elemento fundamental do texto; porém, o resumo descritivo não deve limitar-se a enumeração pura e simples das partes do trabalho. Deve conter a narração das idéias principais, ressaltando a problemática que se pretendeu solucionar ou explicar, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões.
Resumo descritivo trata-se de realizar referências as partes principais do texto; é constituído de frases curtas; descreve a natureza do texto e objetivos. Um bom exemplo deste tipo de resumo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais. Ali temos apenas uma idéia do enredo de que trata o filme. Sinopse: neste tipo de resumo indicam-se o tema ou assunto da obra e suas partes principais. Trata-se de um resumo bem curto, elaborado apenas pelo autor da obra ou por seus editores.
Resumo Critico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária. consiste na condensação do texto original a 1/3 ou 1/4 de sua extensão, mantendo as idéias fundamentais, mas permite opiniões e comentários do autor do resumo. Tal como o resumo informativo, dispensa a leitura do original para a compreensão do assunto.
Resumo Crítico ou Resenha?
Alguns professores falam em resumo crítico e outros em resenha. A Resenha é um tipo de resumo crítico; contudo, mais abrangente. Além de reduzir o texto, permitir opiniões e comentários inclui julgamentos de valor, tais como comparações com outras obras da mesma área do conhecimento, a relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero, etc. “(...) trabalho que ‘exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para fazer avaliação e emitir juízo de valor.’” (Andrade in: Medeiros, 2000) A resenha é uma construção técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra.
Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de resenha. Questões como onde escrever o nome do resenhista (ex.: abaixo do título), quantos parágrafos utilizar, o número mínimo e máximo de linhas, a utilização de tópicos e subtítulos, etc., tudo isso é definido pela revista na qual for publicar a resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, só estaremos escrevendo uma resenha no dia em que nosso resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que fazemos é um resumo crítico. Mas não deixam de estar certos os professores que dizem que resenha não é resumo.
A resenha (ou resumo crítico) não é apenas uma resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. A resenha é mais abrangente que o resumo. Além de reduzir o texto, requer opiniões, comentários e julgamentos; permite evidenciar novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias e comparações com outras obras da mesma área de conhecimento e recomendações para os leitores, ressaltando a relevância do seu conteúdo. Desse modo, a resenha consiste na apresentação sucinta e apreciação crítica de um conteúdo ou obra. O resenhista poderá dar um título a sua resenha. Se optar por intitular, o título deverá guardar estreita relação com o conteúdo da obra. Antes de começar a escrever a resenha, recomenda-se verificar se foi feito uma boa leitura do texto. Isto pode ser feito procurando identificar os elementos essenciais da obra a ser resenhada. Antes de começar a escrever um resumo crítico devemos nos certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: Qual o tema tratado pelo autor? Qual o problema que ele coloca/aborda?
Qual a posição defendida pelo autor com relação ao problema/assunto?
Quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição? Tendo identificado esses pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, já teremos material para escrever metade do resumo crítico. Este material já é suficiente para fazer um resumo informativo, mas, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a análise sobre o texto.
E o que é esta análise? A análise é, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter:
Informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros autores;
Elementos para contribuir para um debate acerca do tema em questão;
Condições de escrever um texto coerente e organizado.
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