VAMOS DIVULGAR

Mais uma ferramenta para a divulgação de nosso trabalho, professores, pedagogos, psicológos, pais, alunos e todos que acreditam que a educação é a base para a transformação, vamos visitar e fazer sugestões, críticas para continuarmos nessa trajetória e fazer com que os nossos jovens tenham um futuro melhor, que tomem consciência que são capazes de se transformarem em atores principais neste palco que é a vida.







quarta-feira, 10 de abril de 2013

Para exercitar a CRIATIVIDE!!!!!






Faça uma lista de cinco coisas da natureza que você acha feias. Escreva uma descrição de cada uma delas usando somente as qualidades belas.

Escreva um poema curtinho sobre a cor que mais lhe agrada neste momento.

Ligue o rádio e espere começar uma música. Durante o tempo em que essa música estiver tocando, escreva sem parar, sem se preocupar com a pontuação nem com a ortografia. Quando a música acabar, revise o que escreveu.

Escreva sobre a sua falta de tempo para escrever.

Numa viagem de ônibus, observe atentamente outros passageiros, como se eles fossem personagens de uma história.
O que estão usando? Como agem? O que você imagina de cada um?

Escolha uma brincadeira infantil, como esconde-esconde, por exemplo. Escreva um texto descrevendo o que as pessoas fazem nessa brincadeira, mas sem dizer que brincadeira é, até o final do texto.

Qual foi o melhor conselho que você já recebeu?
Imagine e escreva uma história curtinha sobre um personagem que ignorou esse mesmo conselho.

Recorte um artigo curtinho de jornal ou revista. Escreva um poema baseado nele.

Imagine que você vai passar dois anos isolado do mundo em contato com a natureza, como fez o poeta Thoreau. Quais são as três coisas que você levaria e por quê? Escreva.

Faça de conta que você é uma árvore. Que tipo de árvore? Por quê? Descreva a si mesmo detalhadamente (altura, aparência, idade...)

Escreva um haicai (três linhas sem rimas, a primeira com 5 sílabas, a segunda com 7 sílabas, a terceira com 5 sílabas) sobre
o que se vê olhando através da janela mais próxima. Haicu ou haicai é um pequeno poema de três versos: o primeiro com 5 sílabas, o segundo com 7 sílabas, o terceiro com 5 sílabas. Um haicai resume uma impressão, um conceito, um drama, “às vezes deliciosamente, não raro profundamente” (disse Afrânio Peixoto).

Onde você está neste exato momento? Imagine-se nesse mesmo lugar daqui a 15 anos. Escreva contando o que mudou, como se sente, o que continua igual.

Se você fosse um viajante do passado ou do futuro visitando o presente, como escreveria um relatório contando o que vê neste momento?

Descreva seu quarto da perspectiva de outra pessoa (um amigo, um vizinho, um estranho, não importa quem).

Existe alguém na sua família que seja um grande contador de histórias? Descreva essa pessoa de modo a mostrar por que ela é um grande contador de histórias.

De todos os lugares em que você já viveu, qual é o seu preferido? Por quê? Quem vive lá, agora? Conte tudo por escrito.

Se você fosse um livro, que tipo de livro seria? Qual seria seu título? Escreva também os nomes de alguns capítulos.

Escolha cinco livros. Escreva uma história usando um personagem de cada livro.

Se você pudesse escolher renascer em outra época da história, que época seria essa e por quê?

Qual é a sua história infantil preferida? Escreva um final diferente para ela.

Ah, aquele brinquedo que eu nunca esqueci...

Reescreva a letra de sua música preferida mudando-a para que ela fique autobiográfica.

Escreva um poema sobre comer seu prato preferido.

Experimente contar a mesma história de dois pontos de vista diferentes (o do herói e o do bandido, por exemplo).

Escreva a página 121 da sua autobiografia.

Você se mudou para outro país, para conhecer outras culturas. Para onde você se mudou? O que aprendeu até agora? Você está com saudade do seu país natal?

Invente uma descrição para uma sobremesa chamada “Além do arco-íris”.

Pegue um livro qualquer. Copie a última frase e use-a para começar uma história.

Procure uma palavra qualquer no dicionário. Escreva de um a cinco parágrafos usando essa palavra o maior número possível de vezes.

Escreva um parágrafo sobre sua cor preferida, como se você a estivesse vendo pela primeira vez.

Você vai fazer um filme. Descreva-o em três linhas.

Você se lembra da última vez em que riu às gargalhadas? Conte o que foi que aconteceu que provocou seu riso.

Escreva uma frase de cinco palavras. Depois, use cada uma das palavras como primeira palavra dos próximos parágrafos de uma história. Você pode repetir na mesma seqüência até acabar a história.

Descreva o tempo que está fazendo hoje, sem usar as palavras que normalmente são aplicadas ao clima.

Escolha cinco palavras. Mude uma letra em cada uma delas, para inventar novas palavras. Defina as novas palavras criadas.

Escolha um poema e transforme-o numa história curta ou, ao contrário, transforme uma história num poema.

Se você tivesse um anjo da guarda, que forma ele teria? Para que dilema você pediria sua ajuda?

Pegue as palavras “paz”, “esperança” e “alegria”. Transforme cada uma delas em personagem de um conto curto.
Para descrever os personagens, inspire-se em gente que você conhece e a quem esses nomes se ajustariam.

Nomeie três pessoas que fizeram diferença na sua vida. Escreva um parágrafo sobre cada uma delas.

Hoje é um dia importantíssimo. Invente um motivo.

Escreva um parágrafo com a descrição da pessoa que você mais detestou em toda sua vida.

Clarice Lispector escreveu esta micromaravilha a partir de uma coisinha de nada (laranja para comer) e revertendo um jeito de falar que é um pouco imprecação (Bendita [seja]!) e um pouco palavrão (que te pariu):
AMOR à TERRA
Laranja na mesa.
Bendita a árvore que te pariu.

Os 12 trabalhos de Hércules você com certeza conhece, ou já ouviu falar, pelo menos. Escreva a lista dos seus 12 trabalhos (as 12 coisas mais complicadas que você precisa dar jeito de fazer em sua vida).

Escrever haicai é um exercício de presença. Olhe ao seu redor, apreenda todos os detalhes possíveis de tudo o que vê, ouve, sente, durante 2 minutos. Depois, vem a busca das frases curtinhas cheias de sentido: escreva pelo menos três haicais.
3 regras simples para fazer haicai:
* 3 linhas curtas, a segunda é mais longa
* referência aos sentidos ou à natureza
* um efeito de surpresa na 3ª linha
Escolha ao acaso 3 palavras num jornal ou revista (as 3 primeiras que atraírem sua atenção, por exemplo). Escreva um haicai em que elas apareçam.

Escreva uma lista do que se encontra na sua geladeira neste momento. desafio: mudar uma linha qualquer (ou duas, ou três, se achar melhor) para que a lista vire um poema.

Escrever a partir de fragmentos de leitura: cada aluno escolhe um livro (da biblioteca, por exemplo) do qual vai ler
uma frase em voz alta. A leitura vai ser ininterrupta, uma frase se encadeando na outra, todo mundo escutando em silêncio.
Lida a última frase, começar a escrever o que a mão decidir… (O professor pode definir o tempo e combinar que todos encerrarão no mesmo momento, com reticências, caso a frase fique em suspenso.)

Escrever passando das letras às palavras (para todas as idades e níveis!!!): cada aluno com uma folha em branco que depois vai passar adiante (grupos de no máximo 12 pessoas). O professor determina o sentido em que se devem passar as folhas adiante (direita, esquerda, o que achar mais prático). Cada um até que todos tenham dito uma palavra. Esta brincadeira é excelente para impedir a autocensura e a crítica durante a escrita, e os resultados muitas vezes são engraçadíssimos e surpreendentes. Saem textos com jeitão de roteiros de videoclip!

Escrever a partir da “falta”: o professor escolhe um trecho literário e elimina palavras e trechos, deixando espaços que serão preenchidos pelos alunos. A leitura em voz alta dos textos individuais é um exemplo vivo do valor da diversidade. Ler o texto original, no final. Adaptar o tamanho do texto e os cortes ao nível dos alunos! Alunos do ensino médio podem ser desafiados com parágrafos longos, e até páginas inteiras.
Felicidade é a certeza de que ............... ................
não está ........ .......................... inutilmente.
(O texto original, que é uma frase do escritor gaúcho Érico Veríssimo: Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.)

Questionário: no século XIX, na Inglaterra, as mocinhas se divertiam com questionários, que eram cadernos que circulavam entre amigos para que cada um respondesse, em cada página, a uma pergunta que tinha a ver com gostos, escreve na sua folha as letras que quiser, onde quiser, como quiser (o número de letras a escrever é o mesmo número de pessoas do grupo). Passa a folha adiante e recebe a folha de outro, onde vai escrever UMA palavra usando UMA das letras (que pode ser usada como letra inicial, do meio, final - à vontade). Quando a folha original volta ao aluno, ele escreve UMA frase ou UM parágrafo em que devem aparecer todas as palavras que foram escritas em sua folha.

Escrever com as letras de seu nome: fazer um acróstico usando cada letra do nome para escrever alguma palavra que sirva para dar pistas sobre quem escreve, como no exemplo ao lado,
para o nome EVA.
Esperteza
Viagem
Ai ai ai...

Scriptoclip: Alguém diz uma palavra em voz alta. Todo mundo escreve o mais rapidamente possível a partir dessa palavra durante um minuto (o professor combina inicialmente esse tempo com os alunos). Outra pessoa diz outra palavra em voz alta, e todo mundo continua a escrever, e se vira como pode para encaixar a nova palavra na continuidade do seu texto (sempre rapidamente, sem parar para pensar). E assim por diante, ideias, preferências e mesmo algumas indiscrições.

O escritor francês Marcel Proust também fez isso, entre seus 14 e 20 anos, e o questionário de Proust ficou famoso e se difundiu pelo mundo. No Brasil, nos anos 40, o antigo hábito das inglesas virou mania entre as “moçoilas”. Fazer circular um caderno-questionário na sala de aula (cada um pode, por exemplo, levar o caderno para casa e devolver respondido no dia seguinte). Alguns exemplos do questionário de Proust: o principal traço de minha personalidade; a qualidade mais admirável em um homem; a qualidade mais admirável em uma mulher; o que eu mais aprecio em meus amigos; meu principal defeito; qual seria minha maior infelicidade; o país em que eu gostaria de viver; meus heróis e heroínas; a cor que eu prefiro; meu estado de espírito neste exato momento.
Cosmogonias: trata-se de responder a questões fundamentais sobre as coisas do mundo, só que, aqui, de deixar de lado o conhecimento científico e e explicar de um jeito pessoal, inventivo, fantasioso - quanto mais, melhor! Eis algumas ideias para escrever cosmogonias:
Por que o mar é salgado?
Aonde vão as nuvens?
Por que a Lua é redonda?
Aonde vão parar as coisas dentro da gaveta
quando a gente não está olhando? (Drummond escreveu um poema-cosmogonia sobre isso!)
Como nasceram as estrelas?
Por que o céu ficou azul?
Aonde vai parar quem cavar
um buraco até o centro da Terra?
O que diz o vento, quando ele se cala?

Todo erro de ortografia contém uma história em potencial. Por exemplo: um “revolver” sem acento atira o quê, em vez de balas? O “paçado” é um tempo em que tudo o que aconteceu foi apagado da memória? Com você a tarefa de descobrir como tratar com bom humor e inventividade os erros ortográficos sem causar tristeza ou vergonha, porque, afinal de contas, o erro só existe em comparação com o acerto!

Poema da frase-feita: escreva um poema a partir dessas frases que a gente fala sem pensar (Bom dia, como vai? Sai daí. O que é que você faz na vida? Que calor, hein?)

Continue este trecho de Joseph Mouton: Na casa dos meus pais, a atmosfera tinha se tornado irrespirável. Eu me refugiara, então, perto de minha avó, e tinha decidido ........
Completar um poema em que se conservou só a primeira palavra de cada verso:
A gente ................................................................
bebe .......................................................................
no ...........................................................................
ela .........................................................................
no ...........................................................................
quando ..................................................................
quando ..................................................................
quando ..................................................................
A .............................................................................
com ........................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é nosso, portanto fiquem a vontade para comentar sobre todos os artigos.